top of page

Curso Superior de Licenciatura em Música

 

          O curso de Licenciatura em Música entrou recentemente na grade de cursos da FCAD (Faculdade de Comunicação Artes & Design) do CEUNSP e tem por objetivo preparar alunos para uma dupla profissão: a de músico, com ênfase em produção e composição; e a de professor, que além de oficinas e cursos livres, poderá atuar como professor de Artes em escolas regulares.

          Único curso da região onde há prática de produção musical desde o 1º semestre, é oferecido uma infraestrutura com equipamentos e softwares utilizados em grandes estúdios e produtoras de áudio do mundo, tem duração de três anos e conta com um corpo docente altamente especializado com profissionais atuantes no mercado de trabalho, mestres e doutores.

          Com a prática musical desde o início do curso, os alunos tendem a evoluir em um curto espaço de tempo. “Essas possibilidades são ampliadas com as experiências que a faculdade oportuniza em AECAs (agências experimentais), iniciação científica, monitoria e práticas de ensino, nas quais o estudante se prepara para a prática do mercado, criação de materiais didáticos ou carreira acadêmica”, diz a coordenadora do curso, Sônia Chamon.

          A ótima infraestrutura da FCAD (Faculdade de Comunicação, Artes e Design), além do ótimo corpo docente, ajuda na capacitação e formação de ótimos profissionais para atuar na área. “O curso tem a infraestrutura da FCAD, contando com estúdio, rádio e teatro. O corpo docente é composto por professores competentes e talentosos. Os professores Fabrízio di Sarno, Jaime Barbosa e Marcelo Marques, atuantes no mercado musical e sonoro, dão a identidade a esse curso”, conclui a coordenadora.

 

 

Por: Murilo Santos

RÁDIO E TV

O curso de Rádio e TV da FCAD, além de ter reconhecimento com Nota máxima 5 pelo MEC, têm 3 estrelas na avaliação do Guia do Estudante 2014 da Editora Abril e ainda possui programas em rádios, websites e cursos de curta duração para os estudantes.

Com laboratórios totalmente equipados e com eventos que juntam os 12 cursos da faculdade, conseguem ultrapassar números em relação a outras universidades.

A Agência Experimental (AECA) de Rádio e TV oferece uma experiência única, onde o grupo vivencia o trabalho em rádios e em estúdios de gravação de forma dinâmica e divertida. Com profissionais qualificados e uma infraestrutura exemplar, o curso de Rádio e TV também possui aulas  com outras turmas, como Jornalismo, pois algumas matérias podem ser compartilhadas para a formação de ambos.

 

 

Por: Gabriela Prado

 

Cinema

 

 O cinema é o artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que por sua vez, as afetam. O cinema é uma das sete artes, poderosa, é uma das fontes de cultura e entretenimento mais popular do universo, capaz de educar e doutrinar, tornando eficaz o método de influenciar cidadãos.

 A indústria cinematográfica e audiovisual brasileira encontra-se no momento com a área em plena expansão. Com o mercado cada vez mais quente, novas oportunidades não param de aparecer impulsionadas pelas leis de incentivo. No plano internacional, vem obtendo reconhecimento artístico em numerosas produções nacionais, inclusive através de indicações ao Oscar.

 O curso de graduação em cinema profissionaliza seus alunos para a inserção nesse promissor mercado através de uma equilibrada e sólida formação prático-teórica que é conduzido por um ótimo corpo de professores doutores. Proporcionando o contato direto dos alunos com a prática cinematográfica desde o primeiro momento, fazendo com que equilibrem seus olhares autorais para com as necessidades do mercado, é uma marca dos cursos que culmina com a produção final de documentários e curtas de ficção exibidos em grandes festivais e premiações no Brasil e no exterior.

 

 

 

Por: Alex Evans

Artes Visuais

 

 A área de Artes Visuais é extremamente ampla. Artes Visuais pode ser reconhecida, criada ou representada de qualquer forma como por exemplo, cores e formas. Ainda existem outras formas de Visuais, como o gênero dramático que costuma fazer parte de outras categorias como como teatro, música e ópera, apesar de não existir um limite rígido. O caso da arte corporal e também da arte interativa ou mesmo do cinema e do vídeo-arte, estes sim existem uma fronteira rígida.

O profissional de artes visuais tem que ter o potencial para as propostas inovados e criativas exigido pelo mercado de trabalho contemporâneo, tendo também a capacidade de desenvolver a múltiplas competências em educação e linguagens visuais em diferentes contextos: docência no ensino fundamental e médio, atuações de educação e de gestão em museus e instituições culturais, galerias de artes, projetos em ateliers, ONG’s, fundações, casas de cultura, universo corporativo, e empreendedorismo social entre outros. O curso de Artes Visuais atrai alunos interessados em desenvolver e compartilhar pensamentos e atitudes inovadoras, dinâmicas, competências essenciais para integrar o mercado de trabalho atual para a área.

Artes Visuais é tudo aquilo que envolve o mundo artístico, tudo que nos faz apreciar arte apenas com um sentido, a nossa visão independente de ser escultura, pintura, arquitetura, teatro entre outros.

 

 

Por: Alex Evans

Fotografia

    O Curso Superior de Tecnologia em Fotografia tem duração de 2 anos, e apresenta ótimos índices de avaliação na FCAD (Faculdade de Comunicação, Artes e Design). Além de ser reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) com nota máxima (5) em infraestrutura  a faculdade oferece o mais completa estrutura em estúdios fotográficos comparada a de outras faculdades do Brasil e  ainda conta com um corpo docente com ampla experiência profissional.

          “Se você é observador, gosta de tecnologia, adora eternizar os seus momentos com belas fotos e possui álbuns nas mais variadas redes sociais, o curso de Fotografia é um bom caminho para transformar o seu hobby em profissão”, diz a professora coordenadora do curso, Fernanda Cobo.

          O curso de fotografia apresenta um currículo com várias disciplinas práticas, desde a produção fotográfica, utilização de softwares de edição, até a gestão de negócios, onde se obtém conhecimento de gerenciamento de carreira, já que há possibilidade do profissional ser seu próprio chefe.

          A carreira possibilita uma rápida inserção no mercado de trabalho, e as áreas de atuação são as mais diversas possíveis. “O profissional da área poderá trabalhar em seu próprio estúdio, em agências de modelo, em produtoras de eventos, no mercado publicitário (produtos, moda, campanhas), no mercado editorial e fotojornalismo (jornais, revistas, publicações diversas), em laboratórios e lojas de equipamento fotográfico ou, ainda, como free-lancer. Essa área é muito dinâmica e apresenta várias vertentes”, conclui a coordenadora Cobo.

 

Por: Murilo Santos

Teatro

O Curso Superior de Licenciatura em Teatro da FCAD oferece grandes aprendizados para os estudantes, futuramente, atuarem em diversas áreas, como ator /atriz, peças teatrais, novelas, filmes, comerciais de TV e assim por diante, além de terem o suporte da coordenadora, professora Sonia Chamon.

O estudante de Teatro da FCAD, desde o começo, já participa de aulas práticas e teóricas juntamente com profissionais qualificados. Com três anos de duração, aulas práticas de produção musical já ocorrem no 1º semestre, pois assim o estudante do curso pode conhecer outras áreas do curso, já que, além de poder contar com professores com experiência internacional, a FCAD oferece a melhor infraestrutura e equipamentos para o desenvolvimento dos alunos.

Além das aulas bem planejadas, os estudantes de Teatro podem obter outras experiências, talvez até distintas do seu curso, através da AECA.

 A AECA não só possui grupos do mesmo curso, mas faz uma mistura deles fazendo com que cada estudante possa dividir e adquirir conhecimentos de outras áreas e ter maiores chances de se destacar no mercado profissional.

 

Por: Gabriela Prado

 A moda abrange tudo que usamos,desde o vestuário, produtos de beleza, maquiagem, cores de esmaltes bijuterias entre outros. O curso de moda da FCAD apresenta a moda por inteiro, os alunos aprendem desde a produção até os desfiles criando modelos de roupas com base no comportamento e cultura. Design e responsabilidade são disciplinas que fazem parte do curso de moda. Não é só criar um modelo e pronto faz o desfile e acabou está apresentado para a sociedade costureiros e futuros usuários que gostarem. São bastantes itens que precisa saber para trabalhar com moda.

 

 

Por: Carolina Borsato

MODA

bottom of page