top of page

IV CONGRESSO FCAD – ARTE ENGAJADA: A POÉTICA DA CRITICA SOCIAL

Na noite da última segunda-feira,06, foi dada a largada na semana do IV Congresso FCAD.

A abertura contou com um coquetel feito pelos alunos de eventos, especialmente aos docentes. Em seguida foi à vez da apresentação teatral do grupo Anankê teatro e ponto, trazendo a comédia farsesca ‘’O Caixeiro da Taverna’’ de Martins Pena, esbanjando todo seu profissionalismo e bom humor.

Celebrando seu primeiro ano, o Grupo conta com integrantes experientes, que atuam desde a década de 1990 individualmente e que já encenaram inúmeros espetáculos e participaram de diversos festivais.

‘’A principio, começamos com um trabalho de drama, depois abordamos a idéia, escolhemos um texto e para essa linguagem precisávamos de um super diretor, aí convidamos o Chicó Ferreira, que é uma grande referência para nós do Anankê – conclui a atriz Marli Lopes.

O elenco é composto por: Chicó Ferreira (Diretor); André Almeida (Sr. Francisco); Gisele Campos (Deolinda); Flávio Cardoso (Sr. Manuel Pereira); Marli Lopes (D. Angélica); Priscila Alves (Soldado Quintino) e Fernanda Vinagre (A Velha).

‘’O processo para definição de texto foi bem rápido, apesar de ser uma linguagem que o grupo não tinha conhecimento, foi para nós um grande desafio, particularmente para mim como diretor também, por conta da decisão de ir para o caminho da farsa, que é ‘’O Caixeiro da Taverna’’ de Martins Pena. Os textos dele são conhecidos como comédia de costume, que normalmente é apresentado depois de textos longos e densos, pois trata-se de uma comédia que faz critica social também, e achamos uma proposta diferente, foi aí que mergulhamos com tudo nesse caminho farsesco’’ – finaliza o diretor Chicó Ferreira, ex-aluno do curso de eventos orgulhoso pelo resultado final.

O teatro teve a duração de 50 minutos, tempo o qual contagiou todos que estavam presentes no local.

O congresso para os alunos começa nessa Terça (07/04) e termina na Quinta-feira (09/04).


bottom of page