top of page

Estude com moderação

Os alunos da FCAD irão começar o calendário de provas na semana do dia 21 a 25 de setembro, e estes buscam novos métodos e etapas para os estudos, de forma que fiquem menos cansativos e que permaneçam na memória do estudante.

As formas de estudar variam de pessoa para pessoa, pois cada um atribui um roteiro de estudos, como por exemplo: separar matérias por dia e decidir uma quantidade de horas , levando em conta os compromissos da vida profissional e pessoal.

Não existe receita para se “estudar bem”. O passo mais importante é o interesse do aluno em estudar. Se ele quer tirar notas boas e adquirir bastante conhecimento sobre a matéria, ele deve colocar um foco nisso e estudar de forma prazerosa e que esta não seja exagerada.

O ideal é que se estude no mínimo 2h por dia, mantendo um intervalo de 20 minutos para alimentação e reposição do ânimo. A definição do tema do estudo fica a critério do aluno, já que este deve avaliar qual matéria ele precisa de mais persistência para obter bons resultados.

O período antes das provas é o que deixa alguns estudantes à beira do desespero. Estudar a matéria no mesmo dia em que foi dada é muito importante, pois dessa maneira, o cérebro também aprende a fixar o aprendido, sem “excluir” o que julga desnecessário. Estudos uma semana antes e na véspera: ambos não trazem benefício algum. Como o aluno já faz seus estudos diários, dois dias antes da prova seria o essencial para este estudar, mas se este não tem tempo para os estudos diários, dois a quatro dias podem ser benéficos. Porém, por ser algo pessoal, o cérebro de cada um reage de uma maneira diferente.

Não existe um feitiço para estudar, basta ter perseverança e foco. Dessa forma, os estudos serão aproveitados da melhor forma e sem saturar o aluno, o qual das próximas vezes terá mais facilidade na hora de se preparar para as avaliações.


Foto: Luis Antonio






bottom of page