top of page

A fotografia no cenário artístico



O curso de fotografia da FCAD é tecnólogo, com duração de dois anos e com nota máxima 5 pelo MEC em infraestrutura. Tem como principal objetivo dar uma formação completa e rápida para o estudante ingressar no mercado de trabalho.

Voltado para o mercado profissional da região, o curso foi reimplementado pelos professores Edson Cortez, Paula Piotto, Fernanda Cobo e Filipe Salles, há sete anos, quando viram que o curso poderia ficar ainda melhor e ter o diferencial que a faculdade pode proporcionar aos alunos. “O curso, hoje, é o resultado do nosso trabalho feito há sete anos atrás!”, contou professor Salles.

A fotografia possui várias vertentes para serem ensinadas, e as principais que a FCAD leciona aos estudantes são: fotografia fotojornalística, voltada para blogues e canais de TV, a fotografia publicitária, a qual irá vender o produto da empresa contratante e a fotografia para eventos, a qual irá registrar casamentos, aniversários e eventos corporativos.

Segundo professor Filipe Salles, a fotografia, a qual é uma arte e uma expressão, não é muito valorizada comercialmente, pois ela acaba virando mais um status do que um trabalho artístico e contemplado.

O principal interesse do curso é fazer com que os alunos ingressem no mercado publicitário e comercial, os quais vendem mais que fotografia artística. Além destes, o curso oferece formação estética e humanística, as quais são muito relevantes, já que criam o diferencial da FCAD e englobam as ciências sociais.

“A fotografia artística tem o diferencial. Ela tenta incorporar todas as artes em uma imagem, e isso é magnífico, pois a diferencia da fotografia comercial”, relatou professor Filipe Salles.


Foto: Luis Antonio





bottom of page