top of page

Mercado têxtil – Quem sobreviverá?

Na noite do dia 01 de outubro (2015) durante o V Congresso FCAD, o design de moda Evandro Silva, diretor de criação da Tecelagem Panamericana, realizou uma palestra no auditório, sobre as tendências do mercado têxtil. Começou dizendo que “ A ideia não é ensinar e sim dividir a experiência”.

Durante a palestra o design mostrou as transformações que o mercado têxtil vem sofrendo com o passar do tempo, e a necessidade de adaptação às diversidades. Falou sobre a decadência da indústria e do processo de modernização; a descentralização do trabalho, criando novas formas de gestão e mudanças no modo de trabalhar.

Já nos anos 2000 o problema foi a importação, a China passou a olhar para o Brasil. Para competir houve a necessidade de usar a criatividade, típica do brasileiro. Quem nessa época conseguiu inovar, abusando da criatividade, criando padrões próprios e diferentes, sobreviveu.

“Eu já estava no ramo, tivemos que nos virar, buscar coisas fora, criar conceito, vender moda”, completou Evandro.

O diretor ainda afirma que hoje o mercado têxtil tem que enfrentar a crise. Para sobreviver é necessário rever tudo o que já foi feito até aqui. E é necessário ter foco, saber onde se quer chegar, e para isso é preciso se posicionar, conhecer o portfólio e investir naquele produto que está vendendo mais.

Evandro ainda falou sobre sustentabilidade, das possibilidades do mercado e de meios que podem ser usados para minimizar os efeitos negativos da indústria sobre o meio ambiente. Entrou ainda na realidade das novas gerações que não aceitam imposições, e de como trabalhar com esse público. Hoje o ideal é conquista-los com tecnologia.

“Olhar o futuro, analisar o produto, analisar o consumo, analisar o mercado, isso cada vez mais vai diferenciar o profissional. Não só a visão de criador, mas uma visão estratégica na área e no produto. Que a gente tenha cada vez mais uma visão de negócio. É isso que vai garantir a nossa sobrevivência. Essa é a mensagem que eu gostaria de deixar ”, Encerrou Evandro.

(FOTO: Luis Antonio)


bottom of page