top of page

ID: Trazendo reflexão e disseminando uma cultura de paz e aceitação

Estreou na última quarta feita (21) a segunda edição do Programa ID. A estreia em primeira mão ocorreu no interior do bloco K. Para Rodrigo Mariano que é o editor chefe da equipe foi um sucesso, que constatou que o público presente permaneceu até o final, mesmo tendo ultrapassado o horário do intervalo. Ainda segundo Rodrigo foi muito significante, pois não esperava tantas pessoas prestigiando ao seu trabalho.

O objetivo do projeto é trazer informações sobre o mundo GLBT. Para Rodrigo é muito importante falar sobre o tema de um modo adequado. A intenção do programa é dar voz as pessoas e não falar por elas. A segunda edição do programa trouxe a público o universo das drag queens, ou de acordo com o vídeo “As rainhas da noite”. O editor encerrou lembrando, “Eu não posso esquecer de parabenizar minha equipe, pois foram eles que fizeram tudo acontecer”.

Para o professor responsável pelo grupo, Marcelo Marques o programa ficou muito bom; a edição, as entrevistas e as imagens deram bastante dinamismo e prenderam a atenção do público. Ainda segundo o professor é muito bonito ver um programa voltado ao público GLBT, não que seja exclusivo, mas é a tônica do trabalho. “Um programa cujo tema GLBT predomine, é totalmente inovador e, mais que isso, necessário no atual contexto em que vivemos”, disse Marcelo.

O professor ainda lembrou que esse grupo social ainda sofre muita discriminação, preconceito e violência; e que é preciso mudar esse quadro. Marcelo acredita ainda que o programa ID ajuda trazendo reflexão e disseminando a cultura de paz e aceitação. Mostra a partir do meio audiovisual que a cultura GLBT é tão natural como qualquer outra. As questões de gênero devem ser respeitadas e acolhidas com amor. “Somos todos seres humanos, todos irmãos, filhos da mesma Mãe Terra. Devemos nos mobilizar para transformar o mundo num lugar de paz, amor e harmonia”, encerrou o professor.

Núbia Istela é aluna do oitavo semestre de jornalismo e participou do programa como repórter. A aluna disse que entrevistar “as rainhas da noite” foi incrível, pois além da experiência e da diversão, o trabalho trouxe também para ela uma bagagem pessoal. Além das plumas e dos paetês Núbia afirmou que aprendeu muito com a vida delas. “Foi incrível fazer essa participação no ID, o resultado foi sensacional, finalizou a repórter.




bottom of page